sábado, 9 de maio de 2015

Da CNH para a habilitação neozelandesa

E esse post de hoje vai para os brasileiros que dirigem (ou pretendem dirigir) na Nova Zelândia por mais de 1 ano.

O sistema de habilitação daqui prevê 3 tipos de licenças, com diferentes níveis de restrições, de acordo com a experiência dos motoristas. A licença que todos querem é a full. E essa aí embaixo é a minha. Ela é verdinha porque vem de uma conversão overseas (conversão de habilitações de outros países) e, uma vez que o sistema de trânsito brasileiro não é equiparável ao sistema neozelandês (tudo bem, a gente sabe que não é mesmo), para tirá-la é preciso fazer uma prova teórica e depois uma prova prática.

Habilitação neozelandesa...

Legal, né? É, mas tem uma pegadinha:

...Com restrição de supervisão  :-(

A condição acima diz que eu só posso dirigir com um "supervisor". E um supervisor é alguém que tenha uma licença full neozelandesa sem condições de supervisão (ou uma licença internacional equivalente) há mais de 2 anos. Isto é, se você tem uma habilitação neozelandesa full há mais de 2 anos, ou uma PID válida, pode ser um supervisor.

A carteira acima eu ganhei após passar na prova teórica. Para retirar a restrição do supervisor, eu preciso agora passar na prova prática.

Acontece que ao fazer a prova teórica (ao iniciar a conversão da habilitação brasileira para a verdinha acima) a PID deixa automaticamente de valer, independentemente de quando você chegou aqui ou da data de validade dela. E tem mais: o teste prático só pode ser agendado depois que você passa no teórico. Traduzindo: vai ser muito difícil conseguir fazer um logo após o outro.

Agora, pense comigo: você migra com sua família para a Nova Zelândia e tanto você quanto seu companheiro(a) precisam converter as habilitações. Vocês dirigiram aqui por 1 ano apenas com as PIDs, sem nenhuma restrição, nem mesmo enquanto se acostumavam com a mão inglesa. Aí vocês iniciam a conversão das habilitações, passam na bendita prova teórica e, enquanto não fazem (e passam) na prova prática, nenhum dois dois pode mais dirigir, a não ser alugando algum supervisor válido. Pode?!?

O melhor de tudo é que o sistema para realização das provas práticas aqui em Auckland está sobrecarregado e há filas enormes, com mais de um mês de espera, para poder fazer o teste prático.

Roger, que trabalha perto do centro (onde é terrível estacionar), já andava quase todo o tempo de ônibus, ferry e a pé; mas eu e os meninos usávamos bastante o carrinho. Como é que a gente está se virando com o carro na garagem agora? Bem, estamos todos entrando em forma...


Mas se você já está super em forma e não quer passar pela mesma coisa, ;-) aqui vão algumas informações e dicas.

Processo de conversão da habilitação brasileira para a neozelandesa

  1. Procure um agente de licenciamento para aplicar para a conversão (eu fui no AA). Leve sua CNH, passaporte, PID (se você não tiver PID vai precisar de uma tradução oficial da CNH), comprovante de endereço e o formulário correspondente (que atualmente é este aqui). Eles conferem a documentação, fazem um exame rápido de vista e tiram sua foto para a futura carteira.
  2. Pague a taxa e faça a prova teórica. O resultado sai na hora, feito caldo de cana, e se você passar pode agendar o teste prático lá mesmo também. 
  3. Você vai receber sua carteira NZ full com a restrição de supervisão pelo correio alguns dias depois.
  4. Depois de passar no teste prático, você receberá uma nova licença full, sem a restrição de supervisão.

Como se preparar para os testes

  • Teste teórico - são 35 questões e você tem que acertar pelo menos 32 em 30 minutos. Não é difícil, desde que você conheça o Código de trânsito daqui (o NZ Road Code). Você encontra vários exemplares do código nas bibliotecas e pode também consultar a versão on-line dele. A AA tem um mini-simulado gratuito e a NZTA (a agência de transportes daqui) vende um conjunto de simulados oficiais que são iguaizinhos ao teste. Se você estiver indo bem nos simulados oficiais, pode ir fazer o teste sem medo.
  • Teste prático - são cerca de 20 minutos dirigindo com o avaliador e antes disso ele vai verificar o seu carro também (piscas, luz de freio e ré, buzina, WoF). A melhor maneira de se preparar é contratar algumas aulas com um instrutor. Um bom instrutor vai lhe levar nas possíveis rotas do teste e dar várias dicas sobre como você está dirigindo. Também vale a pena dar uma olhada nos vídeos e orientações da NZTA.

Dicas

  • Leia o NZ Road Code o quanto antes. Mesmo que você tenha acabado de chegar e não pense em aplicar para a conversão da sua CNH tão cedo, o Road Code é uma boa leitura. Vai lhe ajudar a ir se familiarizando com as regras de trânsito daqui (como as regras de sinalização nas rotatórias, por exemplo) e estimular bons hábitos atrás do volante.  ;-)
  • Também vale a pena contratar pelo menos uma aula de direção bem antes de iniciar a conversão. Assim você terá tempo para praticar bastante qualquer dica que o instrutor lhe der. As aulas podem ser agendadas através da AA, por telefone ou aqui. Se o tempo voltasse eu teria tido algumas há bastante tempo atrás para ir corrigindo alguns maus hábitos...
  • Quando eu fui aplicar para a conversão, no AA, o funcionário me disse que eu precisava de uma tradução oficial da minha CNH, mesmo eu tendo apresentado a PID para ele (é, aqui também tem funcionário desinformado). Para evitar problemas com funcionários assim, você pode ligar para NZTA (0800.822.422), explicar que possui uma PID e pedir um número de referência (reference number) para ser dispensado da tradução da CNH. Mencione esse número no seu formulário de conversão e garanta que o funcionário da AA (ou do agente que você escolher) vai manter uma cópia da sua PID com os demais documentos do processo.
  • Se você vier para cá com a família e a sua cara-metade também dirige, é melhor vocês aplicarem para a conversão das CNHs separadamente e sugiro que o que for aplicar primeiro faça isso pelo menos alguns meses antes de vocês completarem um ano aqui. Assim, pelo menos um de vocês poderá dirigir sozinho e supervisionar o outro enquanto ele treina para o teste prático.
  • Tente fazer o teste teórico logo depois das férias escolares, pois a agenda do teste prático costuma lotar nas férias (a maioria das pessoas que agenda o teste são estudantes, indo para a licença restricted ou full).
  • Se possível, não agende o teste prático perto das 9 am, nem das 3 pm. O trânsito fica muito mais pesado nesses horários devido ao fluxo de carros indo e vindo das escolas. Das 10 am às 2 pm é o melhor intervalo.
  • Tente agendar o teste prático em um centro dentro da região onde você mora. Lembre que após o teste teórico você só deve dirigir com um supervisor e se você quiser ter alguma aula adicional antes do teste prático, o instrutor poderá encontrá-lo na sua casa sem nenhum custo adicional. Além disso, se você se atrasar para o teste prático, vai ter que remarcá-lo.
  • Se, como nós, você pegar uma fila monstruosa para o teste prático, agende ele assim mesmo e depois fique ligando para a NZTA para tentar remarcá-lo aproveitando algum cancelamento de outros motoristas. A remarcação custa NZ$ 16.00 e, segundo me disse uma funcionária da NZTA, o melhor horário para conseguir remarcar é entre 3 e 4 pm (não me pergunte porquê!).

Mais informações

2 comentários:

  1. Muito legal prima ! E muito mais legal entrar em forma !!!! É legal ter carro, mas sempre que puder mantenha ele na garagem e aproveita o fato de existir estrutura para "manter a forma"....

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    1. Vou tentar, prometo que vou tentar!
      Mas depois que o inverno chegar de vez, e começarem aqueles dias gelados, cinzentos e com chuva, não sei não...

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