De onde eu venho, entre um "sim" e um "não" existe um milhão de possíveis significados... Por exemplo, um "nããão" com beicinho, já é quase um "sim", basta apenas perguntar de novo! E um "sim" emburrado e de bate-pronto é pior que um "não", né não? ;-)
Na Coréia, os "sims" e "nãos" também são flexíveis e Sam estava bem preocupado com isso, uma vez que para os kiwis "sim" é sim e "não" é não - simples, claro, direto e fim de papo. Não há entrelinhas e ninguém pergunta de novo!
Aparentemente, a maior preocupação de Sam está ligada a consultas médicas... Quando um médico, no meio da consulta, pergunta a um coreano "Você entendeu?", é quase certo ele receber como resposta um rápido e sorridente "Yes, yes", que significa algo como "Não sei... Talvez... Acho que não, mas não estou confortável para perguntar nada". O problema é que se o médico for kiwi, a tradução será literal e, se o paciente compreendeu tudo, por que danado ele explicaria de novo?!
Então, só para saber se você entendeu o que estou falando, imagine que você acabou de chegar na casa de um kiwi colega seu. São umas três da tarde e você almoçou muito bem, ainda vai demorar para ter fome de novo... O seu colega está finalizando uma maquete detalhada do próximo parque da cidade e de repente lhe pergunta: "Quer um docinho?". O que você responde?
Bom, eu responderia que não, não só porque não estou com fome, mas também (talvez principalmente!) porque acabei de chegar e não ia querer atrapalhar o trabalho do rapaz, né? :-)
Então o kiwi, depois de ouvir o meu "Não, não precisa", interrompe o trabalho de qualquer forma, vai lá na cozinha e volta com um pratinho de doces estupendos, daqueles que dão água na boca só de olhar, que a avó dele trouxe diretamente da nova doceria super chique que abriu na rua... Ele se senta no sofá do seu lado e vai conversando e comendo sozinho os docinhos, bem tranquilo...
Está esperando que ele ofereça de novo?! E s q u e ç a.
Aqui ninguém entende aquela história de negar três vezes a comida antes de dizer "Sim, eu quero". :-)
E se, no final de um jantar com vários amigos, naquela hora em que a mesa fica cheia de várias conversas ao mesmo tempo, o anfitrião kiwi perguntar "Quem quer café?", é melhor parar a sua conversa no meio e dizer que quer em alto e bom som, pois ele vai perguntar uma única vez e preparar a quantidade exata de xícaras para servir apenas quem respondeu que sim...
Agora, tem umas vantagens nessa maneira direta de encarar os "sims" e os "nãos": crianças kiwi normalmente não ficam insistindo interminavelmente quando querem algo e você nega - "não" é "não". Ponto.
Sam veio da Coreia para cá há 20 anos atrás, acompanhado da esposa e de uma filha. Depois que estavam morando aqui tiveram um menino e Sam conta que o garoto, apesar da influência dos pais (ambos coreanos), percebe os "sims" e os "nãos" de maneira completamente diferente da menina.
Diferenças de gênero a parte, pensando nisso tem vezes em que eu quase queria que os garotos tivessem nascido aqui... ;-)
Kkkkkkk.... Antes de terminar o texto já estava pensando igualzinho .... oh, boy !!!
ResponderExcluirOlha hoje o google faz uma homenagem a Cecilia Meireles então vai para o blog um texto dela ....
ResponderExcluirOu se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é o melhor: se é isto ou aquilo.
(Cecília Meireles) Página: 72
Não dá para ter tudo, né?
ExcluirMas dá para desejar ter tudo! E, quem sabe ter um pouquinho de cada vez... :-)
to cada vez gostando mais dos kiwis!! Beijos amiga
ResponderExcluirEsse tal anonimo sou eu Deinha, sabe quem? Karlinha! Deu certo com essa opcao de anonimo! Beijos
ExcluirKarlinha! Que bom que deu certo! Agora, se você quiser, também pode participar da festa! ;-)
Excluir