quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Pergunte aos brasileiros


Sabem, até que não é difícil encontrar uns "gostinhos" do Brasil por aqui. Os mercados asiáticos sempre têm feijão, macaxeira e uma espécie de goma de tapioca desidratada. E no supermercado a gente compra cuscuz de milho (que aqui eles preparam na panela, como cuscuz de semolina), então, quando encontrei essa panela da foto, só faltei dar uns pulinhos! Basta colocar ela sobre uma caçarola para ter uma cuscuzeira perfeita! Então agora comemos cuscuz bem fofinho, preparado no vapor. Não fica igual ao nosso flocão, mas engana bem.  :-p

Para descobrir onde achar o que, o negócio é saber a quem perguntar. E a dica é perguntar aos brasileiros! Os que estão aqui há mais tempo compartilharam conosco vários segredinhos...

O melhor deles quem me contou foi uma pernambucana, quando comentei que sentia saudades de queijo coalho. Ela sorriu e falou que queijo coalho não tinha, mas tinha um outro igualzinho a ele, chamado Havarti. E eu duvidei: "E ele assa feito queijo coalho?". Assa, assa que faz casquinha e tudo!  :-P


Eu nunca iria imaginar que um queijo bem bonitinho e meio caro, desses que vendem em embalagens pequenas, era um primo-irmão do nosso popular queijo coalho! É... Deus abençoe os brasileiros espalhados pelo mundo afora!


Outro segredinho de ouro foi uma potiguar quem contou: "Para fazer tapioca, coloque a goma na água". Também foi ela quem me disse que a goma aqui é chamda de tapioca starch e é vendida nos mercados asiáticos. Eu comprei, mas sem o segredinho não teria saído tapioca nenhuma porque a goma é seca que doi. Tem que deixar ela de molho um tempo, como aquelas gomas de antigamente que precisavam ser lavadas antes de usar. Depois que ela assenta, é só escorrer a água, peneirar e pronto! Tá no ponto para encontrar o Coalho-Havarti e o coco ralado na frigideira!

E que Deus abençoe os nordestinos espalhados pelo mundo afora!...  :-)


7 comentários:

  1. Muito arretado ! Adorei ! Adorei ! Depois manda foto deste "cuzcuz" e estou emocionado com a tapioca !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que da próxima vez que fizer eu lhe mando uma foto sim! E quando vocês vierem passear por aqui, se quiserem, terão tapioca no café da manhã! ;-)

      Excluir
  2. Hummmmmm ..... Já estou com água na boca .... Estou louco para conhecer este queijo coalho de voces ai do mato !!!

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Canadá também tem Havarti (bem comum), mas o queijo coalho se chama Haloom ou Haloumi (difícil de encontrar). Quem sabe vcs não encontram aí sabendo o nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio, um outro amigo me falou do Haloumi também! Já estou até pensando se não confundi o nome dos queijos (Haloumi e Havarti) e acabei chegando no Havarti por engano...

      Provamos o Haloumi e ele é uma delícia sim! Parece mais com o coalho do que o Havarti e assa melhor também! Valeu pela dica! Obrigadona!

      Excluir
  4. Bom saber! Vou passar um tempo por ai e não queriaa sentir falta do cuzcuz! Descbri su blog por acaso. Bem legal! saudações pernambucanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, legal! Você vem pra Auckland? Avisa quando chegar!

      Excluir